Cirurgia Endoscópia Nasossinusal

O que é?

É uma cirurgia realizada por otorrinolaringologista capacitado por via endoscópica, ou seja, com a introdução de uma óptica dentro do nariz ligada a uma câmera. O objetivo principal da cirurgia envolve o restabelecimento da drenagem e adequada ventilação dos seios paranasais.

Para que serve a cirurgia?

Assim, ela foi inicialmente idealizada como tratamento cirúrgico funcional (isto é, minimamente invasivo) da rinossinusite crônica que não responde adequadamente ao tratamento clínico.

Além da rinossinusite crônica, é indicada em uma ampla variedade de doenças do nariz e dos seios paranasais, como rinossinusite de origem dentária, polipose, mucocele, pólipo antrocoanal, rinossinusite fúngica, complicações da rinossinusite aguda, neoplasias, biópsias de massas nasais ou tumores, ressecção de lesões benignas e de baixa malignidade, obstrução do canal lacrimal que cursa com lacrimejamento, descompressão orbitária nas doenças da tireóide, correção de fístula liquórica e remoção de corpo estranho.

A indicação para a cirurgia endoscópica é feita após a análise de diversos fatores, como: história do paciente, avaliação da endoscopia nasal e alterações encontradas na tomografia computadorizada de seios paranasais. Frequentemente a septoplastia (correção do desvio do septo nasal) é realizada em conjunto com a cirurgia endoscópica nasossinusal para permitir melhora da obstrução nasal e acesso aos seios paranasais envolvidos.